Informações / Dicas

Norma de Guarda Corpos

A NBR 14718: 2008 especifica as condições mínimas de resistência e segurança exigíveis para guarda-corpos de edificações para uso privativo ou coletivo. Os guarda-corpos podem ser de alumínio, aço, PVC, madeira ou vidro. Independentemente do tipo de material do guarda-corpos, o mesmo deve receber acabamentos superficiais que garantam sua durabilidade.

Nesta versão da Norma vários conceitos de Normas internacionais foram adotados para que o guarda-corpos possa ser melhor projetado. São eles: Zona de Estacionamento Normal (ZEN), Zona de Recepção (ZR), Nível de Circulação (NC), Zona de Estacionamento Precário (ZEP) e Altura de Proteção Reduzida (APR).

Todos estes conceitos foram abordados a fim de se definir a altura mínima dos guarda-corpos em diversas situações em que existam muretas. De qualquer forma a altura mínima do guarda-corpos será sempre 1,00m.

Os espaçamentos mínimos entre perfis, nos vãos abertos dos guarda-corpos foram melhor definidos, inclusive para o caso de guarda-corpos com desenhos ornamentais.

A metodologia de ensaios para avaliação do desempenho dos guarda-corpos foi reestruturada, os métodos continuam os mesmos: Esforço estático horizontal, Esforço estático vertical e Resistência a impactos, mas a forma de aplicação das cargas, o valor das cargas e as deformações admissíveis foram modificadas.

Nos ensaios de esforço estático horizontal e vertical, foi inserida a carga de segurança para avaliação do comportamento do guarda-corpos após uma eventual sobrecarga.

A Norma orienta o usuário que no caso do guarda-corpos sofrer algum dano ou apresentar componentes soltos, durante sua utilização, o usuário deverá verificar as condições dos componentes e sistemas de fixação para providenciar a manutenção corretiva ou eventualmente, substituição.

Fonte: Afeal.com.br

Entre em Contato

Os campos marcados com * são obrigatórios para o envio do formulário.

Nome: *
E-mail: *
Empresa: *
Produto:
 
Informações:

Parceiros

© Copyright 2011

Esquadrias Metálicas Primo Ltda – Direitos reservados
Rua: Giuseppe pedotti, Nº 94, Parque Boa Esperança
Tel: 11 4513-7899
E-mail: contato@esquadriasprimo.com.br